top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinata Imóveis

6 Praças e Parques que você deveria conhecer em João Pessoa!


Foto: Rafael Passos / Jardim Botânico


Uma excelente opção para quem busca programas para fazer em família, passear ou cuidar da saúde, são atividades em áreas verdes para você se aproximar da natureza e ter momentos de diversão ao ar livre na cidade de João Pessoa. Por isso, nós separamos hoje alguns parques e praças que você deveria conhecer na nossa cidade e viver momentos únicos.


1) Jardim Botânico Benjamim Maranhão


Com 343 hectares, o Jardim Botânico Benjamim Maranhão é uma unidade de Conservação de Proteção Integral, classificada como Refúgio de Vida Silvestre (RVS) e conta com 12 trilhas. Durante os passeios, os visitantes conhecem um pouco sobre a flora da Mata Atlântica e da Mata do Buraquinho.


As atividades são gratuitas, mas para participar é preciso estar de calça comprida e sapatos fechados.


Há disponibilidade de duas trilhas diárias, às 9h e às 14h.


2) Parque Arruda Câmara



O Parque Zoobotânico Arruda Câmara é um Jardim Zoobotânico localizado na área central de João Pessoa. Com área de 26,8 hectares, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep) desde 26 de agosto de 1980.


Popularmente chamado de Bica, em virtude de uma fonte natural de água potável, a Bica é um oásis no meio da cidade, santuário ecológico encravado no Centro da capital paraibana. Coberto por resquício de Mata Atlântica, o parque apresenta 542 animais de oitenta espécies, entre os quais leões, araras, cobras, jacarés e elefantes.Ideal para você que deseja fazer um passeio em família e conhecer mais sobre o meio ambiente da nossa Paraíba.


A entrada do Parque da Bica custa R$ 2 por pessoa e é gratuita para menores de 7 anos ou maiores de 65.


Funcionamento: De terça a domingo: 8h às 12h - 13h às 17h


3) Parque da Lagoa



Um dos cartões-postais da cidade de João Pessoa, o Parque da Lagoa Sólon de Lucena oferece lazer e segurança à população da cidade e aos turistas que visitam a Capital paraibana.


O local conta com 12 praças, ciclovia, pista de cooper, pista de skate com padrão internacional, área para esportes radicais, com slackline, parede de escalada e um deck disponível gratuitamente para festas e eventos.


O verde também é uma das marcas do Parque da Lagoa, que tem 215 Palmeiras e outras 738 árvores nativas (Pau-Brasil, Sibipiruna, Gameleiras, Oitizeiros, Pitombeiras, Ipês amarelos, róseos e roxos) e exóticas (Ficus macrocarpa, Castanholas, Cássea Ferruginha).


Programação: Às sextas-feiras, a partir das 17h, no deck, você pode assistir às apresentações culturais do Pôr do sol no Parque.


Aos sábados e domingos, com uma programação voltada para a família, o Parque da Lagoa oferece aos visitantes shows musicais, apresentações de teatro e dança, atrações circenses, apresentações de danças indígenas, maracatus, rodas de capoeira, ciranda etc.


4) Parque Parahyba



O Parque Linear Parahyba está inserido em uma Área de Preservação Permanente, onde a fauna e a flora estão sendo resgatadas com a recuperação de um espaço antes degradado. O antigo lugar se tornou um novo espaço pensado para a prática de esportes, local de recreação/integração da comunidade e ambiente de cunho social inclusivo.


O Parque possui 150 mil metros quadrados e inclui uma área ampla de calçadas de contorno em todo o seu perímetro, áreas de playground, bancos, ciclovia, estacionamento, quadras de areia, campos ao ar livre, sinalizações, brinquedos, áreas verdes com gramas e espaço para plantações de mudas.


5) Ponto de Cém Réis



A Praça André Vidal de Negreiros, conhecida como Ponto de Cem Réis, caracteriza-se como um marco da modernização dos transportes, local de concentração de reivindicações públicas, de encontros e, mais tarde, palco da construção do símbolo do progresso dos anos 1970, o viaduto Damásio Franca.


Seu entorno caracteriza-se pela forte presença de empreendimentos comerciais e edificações antigas: o casario que pertenceu à família Ávila Lins; o Paraíba Palace Hotel, construído nos anos 1920; Edifícios Régis e Duarte da Silveira, ambos símbolos do movimento moderno no Estado; e pelas ruas Visconde de Pelotas e Duque de Caxias.


6) Praça da Independência



Inaugurada em 1922, a Praça da Independência passou por uma grande reforma e foi reinaugurada em setembro de 2015, tornando-se um dos locais de convivência e lazer mais procurados pelos pessoenses.


O espaço conta com uma área de 37.819 metros quadrados que inclui cinco grandes canteiros (que se subdividem em 24 canteiros menores) com árvores, arbustos e plantas herbáceas que representam os vários biomas brasileiros, destacando as seguintes espécies: Pau-Brasil (Mata Atlântica); Ipês amarelo e roxo (Mata Atlântica e Cerrado); Pau-Rei, Sombreiro e Abricó-de-macaco (Amazônia); Angico e Cactáceas (Caatinga). O projeto paisagístico original é Mário de Lace com contribuição de Roberto Burle Marx.


Bom, agora que você já conhece um pouco da história desses locais, você pode se programar para visitá-los e garantir um bom passeio para você e sua família.


Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa e Secretaria de Turismo.

15 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page